Tire suas dúvidas sobre os procedimentos.
Sim. O atendimento feito por um médico veterinário dá segurança e direciona a realização de exames complementares necessários em função dos sintomas que o animal apresenta.
Não. É importante que um responsável pelo paciente o acompanhe todo o tempo, tanto para prestar informações essenciais para os profissionais, quanto para a segurança e conforto do animal.
Atualmente a evolução dos anestésicos, monitores, e a presença do veterinário anestesista tornaram a anestesia um procedimento com o mínimo risco para o animal. Além disso, as condições clínicas e o risco anestésico são avaliados pelo anestesista através de exames de sangue pré-operatório quando há necessidade.
A endoscopia não provoca dor depois do exame, pois não precisa fazer cortes para introduzir o endoscópio, o aparelho é introduzido por orifícios já existentes, como boca, focinho, ânus.
Em alguns casos a endoscopia não descarta a cirurgia. Como por exemplo, quando não foi possível a retirada do corpo estranho pela endoscopia. Em casos em que a biópsia coletada através da endoscopia não foi conclusiva para o diagnóstico.
Irá embora no mesmo dia, assim que “acordar” da anestesia. Não precisa de repouso após a endoscopia e alimentação pode ser dada normalmente.